segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dia 24 - Santa Cruz de La Sierra -> Corumbá (Brasil)

FINALMENTE CHEGAMOS AO BRASIL!  BOLÍVIA NUNCA MAIS!!!!

O dia deveria ter sido bem tranquilo.... mas não foi.

Uns 200 km depois de Santa Cruz de La Sierra a estrada acabou. Começou uma estrada de 37 km de terra. Tivemos muita dificuldade de passar. Cheguei a cair uma vez em uma lama bem escorregadia. Mas estava devagar, então sem problemas.

No meio do caminho começou a chuva. Tínhamos que sair de lá antes que ela piorasse, pois a terra ainda estava um pouco seca. Quem tentar passar por lá agora terá séeeeeeeeeeeeeeerias dificuldades.

Conseguimos fugir a tempo. Mas os problemas não tinham terminado. Não conseguimos abastecer a moto em San Jose de Chiquitos. O posto não estava autorizado a vender combustível. De novo ordens do governo. Uma pessoa chegou a oferecer gasolina do seu carro. Mas quando o dono do posto disse que só teria gasolina no dia seguinte ele desistiu.

Tentamos em outra cidade mais adiante. Nada. O exército estava no posto impedindo a venda. Cada um dizia uma coisa. Que em duas horas a venda estaria liberada, que só no dia seguinte. E assim a gente era enganado com mentiras atrás de mentiras.

O Júlio encontrou uma lanchonete onde o dono tinha gasolina para vender. Voltamos uns 10 km e abastecemos as motos.

Mas a gasolina não foi suficiente para chegarmos em Corumbá. No caminho tivemos que passar gasolina de uma moto para outra. Ah, antes disso enfrentamos a pior chuva que eu já vi. Dia difícil esse.

Chegamos em Corumbá quase 10 da noite. Acho que foi o pior dia que eu já enfrentei de todas as viagens de moto que já fiz.

PS: Nos disseram que os 37 km de estrada de terra só estarão pavimentados daqui uns 3 anos e meio. A obra está a cargo de uma construtora argentina, que está ganhando milhões junto com o governo do Evo. Os dois estão se dando bem com isso. O restante da estrada, impecável, foi feita pela Oderbrecht e já está 100% pronta.

PS2: Quando chegamos à fronteira não havia ninguém da Bolívia para carimbar o passaporte. Disseram para voltarmos no dia seguinte às 8 da manhã. Vão ficar esperando. Não quero saber de Bolívia nunca mais!!!

5 comentários:

  1. Também passei por isso (imigração fechada), voltei no dia seguinte para carimbar o passaporte, o que atrasou bastante minha partida de Corumbá. Não tive problemas de abastecimento nesse trecho, mas a coisa já estava tensa, o exército fazia prontidão no posto de gasolina, impedindo o abastecimento de galões (e tambores, que usam por lá).
    Espero que vc não tenham problemas por não carimbar o passaporte.

    ResponderExcluir
  2. Que problemões mlk...
    Mas bom que jah está na terrinha...

    Continua com a previsão de chegar na quinta mesmo?
    Bom resto de trip e que tudo corra melhor que esses dias aí pra tras!

    Inteh!

    ResponderExcluir
  3. Vixi.... vc vai ser deportado pra Bolívia... terá que fazer trabalhos forçados nas plantações e refino de cocaina.... trabalhará em uma sala fechada, só de cuecas, com uma máscara no rosto e uma metranca na cabeça.......
    Eu acho melhor vc voltar e carimbar seu passaporte....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Evandro,
    É só vc ir no consuldado boliviano, explicar o q aconteceu, e dar "baixa" n sua saída. AH! Deve ter uma "taxinha" à ser paga tbm...rsrsrs...
    Abs
    F.

    ResponderExcluir
  5. Evandro,

    Nós passamos pelo mesmo trecho de terra, eu caí na mesma lama !

    só que existe um desvio por asfalto que vai pela serra. Por isto eles não tem pressa de terminar.
    Eu e o André optamos por seguir pela terra mesmo, mais foi opção nossa.
    Quase choveu, se tivesse chovido teríamos nos arrependido !

    Abraço

    ResponderExcluir